Notícias
São José do Rio Preto recebe curso de Grafotécnica promovido pelo CNB-SP
publicada em 02/04/2012
fonte CNB-SP

  Clique aqui para acessar o álbum de fotos.

São José do Rio Preto (SP) – Tabeliães e prepostos das cidades da região de São José do Rio Preto participaram no último dia 24 de março, no hotel Saint Paul, em São José do Rio Preto, da quarta edição do curso de Grafotécnica e Documentoscopia promovido pelo Colégio Notarial do Brasil – Seção Paulo (CNB-SP) em 2012.

 

O treinamento é ministrado pelo perito e professor de Documentoscopia da Escola de Polícia Civil do Paraná, Luiz Gabriel Costa Passos, que apresentou os principais tipos de fraudes em documentos e as técnicas de verificação rápida que notários e prepostos podem aplicar no dia a dia de suas serventias. De acordo com o perito, o objetivo do curso é treinar os participantes para identificar fraudes grosseiras em documentos, observando detalhes como assinatura, características do papel, da impressão e de preenchimento, que denotam a falsidade material.

 

 

“Dedicamos a maior parte do curso à verificação de documentos, pois a falsificação de RG e CNH é o tipo mais comum hoje em dia, e reforçamos a falsificação em assinaturas”, conta Passos, que durante 20 anos foi consultor técnico do Instituto de Criminalística do Paraná onde hoje atua como perito criminal e de documentos.

 

Passos mostrou exemplos de documentos falsificados, que compõem, junto com a lanterna, a luz negra e a lupa, o material que usa durante o curso. Segundo ele, os Tabeliães e prepostos podem fazer uso da lupa em “momentos críticos”, como na abertura de firmas, na outorga de uma procuração ou na lavratura de escritura pública e da ata notarial. “São nesses momentos que ocorrem as fraudes”, explicou. “Mesmo nessas situações é possível, de forma discreta, ir até o local onde guardamos uma lanterna e uma lupa e analisarmos o documento. É nessa hora que podemos evitar uma fraude”, reiterou.

 

 

A identificação de fraudes é dificultada pelo fato de não existir um cadastro nacional único de Registro e Identificação, o que permite, segundo o perito Luiz Gabriel, que qualquer cidadão brasileiro tenha, em tese, mais de uma cédula de identidade ou mesmo uma por Estado. A implantação do Registro de Identidade Nacional (RIC) viria, nesse sentido, dificultar as fraudes. Em razão disso o palestrante apresenta modelos de identidade de vários estados brasileiros, comentando as principais diferenças entre eles.

 

“As falsificações de documentos têm sido muito boas. Às vezes, somente o perito, no laboratório, consegue identificar. Mas é importante que os notários consigam identificar aquelas mais grosseiras, assim, evitam criar uma imagem negativa para o próprio cartório”, comentou Passos.

 

 

Sempre um sucesso de público, o treinamento é pré-requisito para o curso de Formação de Agentes de Registro para atuar na emissão de certificados digitais. “O cartório tem todo interesse em ser uma Instalação Técnica devido às inovações técnicas e à demanda do certificado digital. Por este motivo também estamos fazendo o curso”, disse o 2º Tabelião de Notas de São José do Rio Preto, Célio Caus Junior. “O curso tem superado minhas expectativas, sendo muito didático e demonstrando as técnicas de reconhecimento da validade e veracidade dos documentos”, completou o Tabelião.

 

 “Estamos fazendo o curso visando à qualidade dos serviços prestados no nosso cartório. As tentativas de fraudes são comuns no dia a dia e sem o curso corremos o risco de deixar passar uma falsificação grosseira”, opinou o Tabelião Substituto do Tabelionato de Notas e Protestos de Mirassol, Miguel Sanches Filho, que esteve acompanhado por mais sete prepostos.

 

Há três meses atuando como auxiliar do 23º Tabelião de Notas de São Paulo, Flávia Correa Salgado, acha importante conhecer as técnicas usadas pelos falsários de documentos. “Acho o curso necessário para qualquer pessoa que atua em cartório, e principalmente aqueles que, como eu, atuam no setor de firmas”, disse.

Últimas Notícias
Comunicado CG n° 823/2014 informa sobre excedente de receita
por Assessoria de Imprensa - publicada em 28/7/2014
Leia mais  
Diário Oficial
por Assessoria de Imprensa - publicada em 28/7/2014
Leia mais  
Sistemas ficarão indisponíveis no dia 26 de julho
por Assessoria de Imprensa - publicada em 25/7/2014
Leia mais  
Prova escrita e prática da Paraíba
por Assessoria de Imprensa - publicada em 25/7/2014
Leia mais  
MG: Encontro de Notários e Registradores do Norte de Minas – Inscrições gratuitas
por Assessoria de Imprensa - publicada em 25/7/2014
Leia mais  
Rua Bela Cintra, 746 - 12º Andar - Conjunto 121 - CEP 01415-000 - São Paulo - SP
Fone / Fax (11) 3122-6287 | (11) 3151-2457 - Horário de atendimento: segunda-feira a sexta-feira das 9:00h às 17:00h.