CNB/SP realiza Reunião de Associados em fevereiro

Publicado em: 12/02/2019
Os trabalhos realizados pela classe no ano de 2018 e nos primeiros meses de 2019 foram apresentados no auditório da sede
 
No dia 11 de fevereiro, o Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP) realizou em sua sede a primeira Reunião de Associados de 2019. O encontro também foi transmitido via streaming pelo pelo App Debates Notariais.
 
Na ocasião, o presidente do CNB/SP, Andrey Guimarães Duarte, introduziu a reunião apresentando o relatório anual de comunicação, referente ao ano de 2018. Foram 1.823 matérias publicadas em veículos como TV Globo, UOL, Veja, Folha de São Paulo, O Globo, entre outras, sendo assim, houve um crescimento de 23% se comparado ao ano de 2017. O site cresceu de 1,1 milhão de acessos em 2017 para 3,5 milhões em 2018. Houve crescimento também em plataformas como Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram, "Estamos bem posicionados no Instagram, que é a plataforma que mais cresce no mundo", analisou Andrey. Além disso, foram utilizadas funções como Instagram Stories, WhatsApp, vídeos institucionais sobre serviços realizados pelos cartórios como testamento, união estável, pacto antenupcial, inventário e outros foram realizados.
 
O projeto Memórias Notariais foi exposto em 7 localidades diferentes, sendo elas linhas de metrô; Fóruns João Mendes, Itaquera e Barra Funda; Palácio da Justiça e Congresso Anoreg/BR. Os quadros elaborados pelo CNB/SP com a escritura de estádios dos grandes clubes de São Paulo foram entregues para influenciadores como o Presidente da República, Jair Bolsonaro; o Ministro do STF, Alexandre de Moraes; o Presidente do TJ/SP, Manoel Calças; Juiz auxiliar da presidência do TJ/SP, Leandro Galluzzi; Editor de Esportes da Record, César Sachetto; o editor de Esportes do Globoesporte.com, Rogério Tavares; o Presidente da Crefisa, Leila Pereira; o Diretor de Futebol do Palmeiras, Alexandre Mattos e o Diretor de Relações Institucionais do TJ/SP, Anderson Dino. "Receber os quadros sempre gera nas pessoas muito interesse e satisfação, isso é importante porque cria um vínculo de empatia, a pessoa olha para o Colégio de uma forma mais simpática e não somente burocrática", disse o presidente do CNB/SP. Além disso, foi mencionada a galeria dos ex-presidentes; a adesão de novos parceiros do Legado Solidário; projeto Indicadores Notariais; os novos módulos do Entrenotas e a realização de Diálogos Notariais.
 
Já algumas das últimas pautas legislativas e jurídicas de maior relevância para o notariado foram: o Projeto de Lei do Estado de São Paulo nº 572/2018, transformando-se mais tarde na Lei do Estado de São Paulo nº 16.198/2018 que criou a Central de Atos Notariais Paulistas (Canp) e estabelece obrigatoriedade aos tabeliães de notas de São Paulo de enviarem todos os seus Atos Notariais; o Parecer CGJ/SP nº 36/2019-E, que trata da possibilidade de expedição de translado de certidão de inteiro teor, certidão por extrato ou por quesitos; o Parecer nº 514/2018-E que dispõe sobre sentença de homologação da partilha ou de adjudicação com intimação do fisco após o trânsito em julgado; o Processo nº 2018/17542 que esclarece a questão do apostilamento; etc.
 
Andrey Guimarães ainda pontuou a realização do Encontro Regional de Bauru em 29 de setembro de 2018, evento ocorrido no Obeid Plaza Hotel com o apoio e coordenação do 3° Tabelião de Notas de Bauru e delegado regional, Demades Mario Castro, reunindo titulares e prepostos da região. Também destacou a contratação da FGV pelo CNB/SP para a realização de um estudo de mercado. "Contratamos a FGV para um grande trabalho de análise da nossa atividade, em questões de qualidade, de visibilidade, como a população vê nossa atividade e o mais interessante, ver a atuação do notário nos negócios que ele participa", explicou Andrey.
 
Em seguida, foi mencionada a participação da seccional paulista no V Encontro de Direitos Reais, Direito Registral e Direito Notarial, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e o lançamento do livro "Notas sobre Notas" de Ricardo Dip.
 
Nos últimos meses de 2018 o CNB/SP realizou novos convênios com grandes instituições  parcerias para o Clube de Vantagens, tais como: Evino, Avon Store, Hoteis.com, Intimissimi, L'Occitane Au Brésil, Marcyn, Marabraz, Mobly, Obabox, Philips, Privalia, CIEE, entre outras que podem ser consultadas acessando o site: www.debatesnotariais.org.br/clubedevantagens.
 
Os presentes foram convidados a acompanhar as redes sociais da instituição e aguardarem confirmações para o calendário de cursos de Autenticação e Reconhecimento de Firmas e de Grafotécnica e Documentoscopia, que serão realizados em 2019, além dos Encontros Regionais.

Fonte: CNB/SP
Tags relacionadas: Reunião de Associados, 2019