Anoreg/BR e CNJ divulgam calendário de treinamentos sobre a Apostila de Haia

Publicado em: 21/07/2016
A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) iniciam no próximo dia 27 de julho, uma série de treinamentos de capacitação aos cartórios das capitais que, a partir do dia 14 de agosto, deverão realizar o apostilamento de documentos por meio do Sistema Eletrônico de Informações e Apostilamento (SEI Apostila).
 
Os treinamentos serão oferecidos no Rio do Janeiro (27.07), São Paulo (28.07), Brasília (29.07), Curitiba (09.08) e Manaus (24.08) com inscrições GRATUITAS. A agenda para outras capitais ainda está sendo definida pelo CNJ. As inscrições poderão ser feitas pelo site da Anoreg/BR através do link, onde os cartórios poderão escolher em qual cidade realizarão o treinamento.
 
A Resolução 228/16, que dispões sobre a implantação do sistema de apostilamento no Brasil e da regulamentação da Apostila de Haia no País, entrará em vigor no dia 14 de agosto, data em que todos os cartórios das capitais estaduais – escolhidos para serem os primeiros a oferecer o serviço - darão início ao processo.
 
O processo de apostilamento irá desburocratizar a validação de documentos no exterior, que atualmente passa por um longo processo de legalização até ser validado no País a que se destina. “O ato de apostilar faz com que o documento passe a ter validade imediata nos 111 países que hoje são signatários da Convenção de Haia sobre a apostila”, explica o secretário-geral do CNJ, Fabrício Bittencourt da Cruz.
 
Ficha Técnica
 
Datas:
27/07 - RIO DE JANEIRO/RJ: Auditório Anoreg/RJ - R. da Ajuda, 35 - Centro
28/07 - SÃO PAULO/SP:  Auditório Hotel Novotel Jaraguá - R. Martins Fontes, 71 – Centro
29/07 – BRASÍLIA/DF: Auditório Hotel Windsor Plaza Brasília - SHS Qd. 05 Bl. H – Asa Sul
09/08 – CURITIBA: a definir
 
Horário: 10h às 12h30
Informações: (61) 3323-1555 – [email protected]
Inscrições Gratuitas: Clique aqui e faça sua inscrição
 
Sobre a Apostila de Haia
 

A aplicação da Convenção da Apostila de Haia no Brasil, entra em vigor no dia 14 de agosto de 2016. De acordo com a Resolução 228/16, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os cartórios da capital iniciarão a emissão.
 
O papel da apostila será comercializado pela Casa da Moeda. Para que se processe a primeira aquisição desse papel, é fundamental que todos os cartórios da capital enviem o e-mail específico do titular bem como o CPF para a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), através do e-mail [email protected], que encaminhará os dados à Casa da Moeda e ao Conselho Nacional da Justiça.
 
O Sistema Eletrônico de Informações e Apostilamento (SEI Apostila) é o sistema único para emissão de apostilas em território nacional, e a emissão dar-se-á, obrigatoriamente, em meio eletrônico, por intermédio do sistema, cujo acesso ocorrerá por meio de certificado digital.
 
Para mais informações, clique aqui.
 

Fonte: CNJ