Anoreg/BR abre inscrições para o PQTA 2020 com novidades e nova categoria de premiação

Publicado em: 04/06/2020
Auditorias serão realizadas em formato virtual, com diminuição dos custos aos notários e registradores que participarem da premiação
 
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Qualidade Total Anoreg (PQTA) de 2020, promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), por meio da Diretoria de Qualidade, e com apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nesta edição, foram implementadas mudanças em decorrência da pandemia do novo coronavírus, como um novo formato de auditorias e novas categorias de premiação.
 
O modelo utilizado no PQTA 2020 tem como objetivo incentivar e disseminar o uso de modelos sistêmicos para gerenciamento dos processos e da gestão organizacional, por meio da sensibilização e capacitação, reconhecendo os melhores desempenhos dos Serviços Notariais e Registrais do país. Maria Aparecida Bianchin, coordenadora do PQTA e diretora de Qualidade da Anoreg/BR, afirma que, apesar do momento ser delicado para todos, os cartórios têm que utilizá-lo para identificar novas práticas de gestão.
 
“Temos visto a preocupação e o empenho diuturno dos notários e registradores brasileiros em fortalecer o sistema de gestão com práticas e tecnologias gerenciais. Entendo que os titulares devem encarar a pandemia como um evento de risco inesperado, identificando os riscos-chave e desenvolvendo planos. Considerando a missão do PQTA de incentivar e disseminar o uso de modelos sistêmicos, optamos pela manutenção do programa de premiação, adaptado ao momento”, disse.
 
O PQTA premia os cartórios extrajudiciais de todo o país que atendam requisitos de excelência e qualidade na gestão da serventia e na prestação de serviços aos usuários. Os participantes do Prêmio são avaliados de acordo com exigências estabelecidas na checklist – disponibilizada na página -, que tratam de áreas específicas:  Estratégia; Gestão Operacional; Gestão de Pessoas; Instalações; Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho; Gestão Socioambiental; Gestão da Informatização e do Controle de Dados; Gestão da Inovação; Compliance, e Continuidade do Negócio.
 
“A pandemia da COVID-19 tem afetado negócios e serviços em todo o País e não seria diferente com o segmento extrajudicial”, aponta o presidente da Anoreg/BR, Claudio Marçal Freire. “Como serviços essenciais à população e aos negócios, os cartórios tiveram que se reinventar para seguir atendendo aos cidadãos e as empresas, tornando ainda mais importante o trabalho de gestão estratégica e operacional de suas unidades, aspecto que será essencial nesta edição da premiação”, disse.
 
Novidades 
A categoria Continuidade do Negócio foi integrada como parte das mudanças trazidas pela pandemia da Covid-19. A inclusão deste requisito tem o objetivo de avaliar as medidas adotadas pelas serventias após o início da pandemia. As práticas serão identificadas pelo auditor, durante o processo de avaliação da serventia, e encaminhadas à Comissão Organizadora do PQTA, formada por representantes da Anoreg/BR e da APCER Brasil. Após análise, as três melhores práticas vão ser disponibilizadas no site da Anoreg/BR para votação, aberta ao público geral.
 
Outra novidade na edição de 2020 do PQTA, em decorrência da pandemia, é a realização das auditorias no formato virtual, à distância. Assim, os auditores não irão presencialmente até as unidades, mas será necessário submeter documentos e comprovantes para análise da checklist, que acontecerá por meio de videoconferência. As auditorias serão realizadas durante os meses de agosto, setembro e outubro. Os inscritos serão contactados para o agendamento das auditorias pela APCER Brasil, por meio do e-mail cadastrado no ato da inscrição.
 
“Os organismos certificadores nacionais e internacionais autorizaram a realização de auditorias remotas, estabelecendo critérios a serem observados, permitindo que a aferição de requisitos e gestão de qualidade possam continuar acontecendo no período da pandemia. Além disso, a norma técnica que trata da gestão da continuidade do negócio assumiu um protagonismo ímpar no contexto atual, sendo necessário sua observância para o planejamento estratégico das serventias”, destacou Bianchin.
 
O formato das auditorias remotas permitiu uma redução significativa no valor da inscrição para algumas categorias do Prêmio, que envolviam gastos com passagem aérea e hospedagem, possibilitando a participação de um maior número de unidades. Neste ano, o pagamento pode ser efetuado em cartão de crédito ou boleto bancário, por meio de sistema online no site do PQTA 2020, que pode ser acessado aqui. A classificação por tamanho do cartório, em cada categoria, permanecerá nesta edição, sendo considerados Pequenos Cartórios aqueles com até cinco colaboradores.
 
Dentre as novidades da edição de 2020, a coordenadora do PQTA pontua, também, que serão valorizados e reconhecidos os serviços notariais e registrais que conquistaram o Selo da Rede Ambiental e de Responsabilidade Social dos Notários e Registradores (RARES) e aqueles que investem em educação continuada da equipe por meio da Escola Nacional de Notários e Registradores (ENNOR) ou Escolas mantidas pelas Anoregs estaduais e institutos membros.
 
A Premiação
Nesta 16ª edição, o PQTA terá uma nova categoria: Prêmio Master Rubi. Poderão concorrer os cartórios que conquistaram quatro prêmios Diamante consecutivos ou tiveram oito participações consecutivas no PQTA, com evolução de categoria nesse período. Em ambos os casos, a premiação de 2020 é incluída na contagem.
 
Acesse aqui o regulamento completo do PQTA 2020.

Fonte: Anoreg/BR