Desembargador Ricardo Dip lança nova obra no CNB/SP

Publicado em: 27/11/2018
Sessão de fotos relacionada: Lançamento do livro "Notas sobre Notas (e outras Notas)", do desembargador Ricardo Dip

No dia 26 de novembro, o Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP) realizou o coquetel de lançamento do livro “Notas Sobre Notas (e outras Notas)” de autoria do desembargador Ricardo Henry Marques Dip. Todos os notários que compareceram ao evento foram presenteados com um exemplar da obra, que também está disponível no site da Lepanto Editorial.
 
Clique aqui para adquirir o livro.
 
“O Direito Notarial tem grandes nomes como Antonio Augusto Firmo da Silva, ex-presidente desta casa – que por si só basta para representar o que significa o Direito Notarial neste País. Assim como o Dr. Leonardo Brandelli, hoje aqui presente, que é uma autoridade no tema”, introduziu o desembargador. “Essa obra marca duas coisas importantes para nós. Primeiro, um estímulo para que os mais jovens se alinhem a prosseguir nesse campo valiosíssimo, que tem séculos de tradição. Segundo, um certo envolvimento profissional – a necessidade que temos em defender as instituições do notariado e dos registros públicos”. 
 
Ricardo Dip defendeu ainda que o notário tem o dever de produzir ciência especulativa, que se dedique a renovar os estudos do Direito Notarial. Com isso, será possível ocupar o espaço daqueles que se dedicam à desconstrução geral da sociedade, atacando as notas e os registros. “O notário não é um servidor estatal, menos ainda um agente dos governos; o mais digno caráter de sua profissão está em que é ele um servus communitatis, um guardião das imposições da vida privada, da vida familiar e da vida pública da comunidade”, explicou o desembargador.
 
Por fim, se comprometeu a atuar sempre pela classe. “Enquanto eu tiver voz, me comprometo a lutar pelas notas e pelos registros, com erros e com acertos. Elas precisam de um lutador e de um pequeno combatente”, concluiu.
 
Ao longo do livro, o autor aborda a ciência, a arte e a consciência notarial; breves apontamentos sobre a fé pública notarial; a necessidade de um código notarial; os direitos humanos do neoconstitucionalismo: direito natural da pós-modernidade; e o direito público pós-moderno e a saudade de Deus.
 
Autor: Ricardo Dip
Editora: Lepanto
Isbn: 9788553041022
Ano: 2018
Edição:
Páginas: 179
Peso: 0,285

Fonte: CNB/SP
Tags relacionadas: Lançamento, Ricardo Dip, Notas sobre Notas