Anoreg/BR: Checklist do PQTA tem 58 requisitos; cumprimento de 36% garante premiação

Publicado em: 16/07/2020
As auditorias remotas do PQTA Digital 2020 vão avaliar os mesmos requisitos da última edição do Prêmio, em 2019, com complemento da área de Continuidade do Negócio
 
Com 58 requisitos, a checklist da 16ª edição do Prêmio de Qualidade Anoreg (PQTA), que pode ser acessada aqui, é uma lista de itens que atesta a qualidade do serviço extrajudicial prestado aos brasileiros. A avaliação inclui apenas pontos essenciais para uma boa gestão estratégica, além de considerar as instalações físicas, e a preocupação da unidade com a segurança e a saúde dos envolvidos em todos os processos da atividade. As auditorias, neste ano, serão remotas, formato utilizado para adaptação junto ao distanciamento social causado pela pandemia, proporcionando, inclusive, a redução de custo para algumas categorias do Prêmio.
 
O objetivo do PQTA é fortalecer e divulgar as ações de todo o serviço extrajudicial do país, como classe. Ou seja, as serventias que iniciaram o processo da Qualidade há pouco tempo e cumprirem de 0% a 35% da lista já garantem a Menção Honrosa. Mas se executarem 21 itens da checklist, sendo 36%, o cartório sobe de categoria e recebe o Prêmio Bronze. Ao cumprir de 50% a 84%, a serventia é enquadrada no Prêmio Prata. Em seguida, com 85% a 94%, Prêmio Ouro, e 95% a 100%, Prêmio Diamante. Nas duas últimas categorias, além da lista de auditoria, é necessário respeitar pré-condições.
 
Dentre os setores auditados estão Estratégias, Gestão Operacional, Gestão de Pessoas, Instalações, Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, Gestão Socioambiental, Gestão da Informatização e Controle de Dados, Gestão da Inovação, Compliance, e a única novidade da checklist em 2020, decorrente da crise pandêmica, Continuidade do Negócio.
 
Novidades
 
Na 16ª edição, o PQTA vai valorizar, ainda mais, os cartórios que investem em ações socioambientais e na educação continuada. Para isso, dentro do requisito 26, que analisa a proposta de formação da serventia, serão considerados, para pontuação, aqueles que realizaram cursos de qualificação, presenciais ou a distância, por meio da Escola Nacional dos Notários e Registradores (Ennor) e das Escolas mantidas pelas Anoregs Estaduais e institutos membros.
 
Já no requisito 44, que trata da Gestão Socioambiental, serão valorizados e reconhecidos, como parte da pontuação, os serviços notariais e registrais que ganharam o Selo de Responsabilidade Social e Ambiental da RARES-NR. A Rede Ambiental e de Responsabilidade Social dos Notários e Registradores (RARES-NR) premia as atitudes socioambientais realizadas pelos cartórios de todo território nacional ao longo do ano.
 
Estratégias
 
Os seis primeiros itens da checklist, que compõem a área de Estratégia, avaliam se o cartório possui missão, visão e valores definidos, e documentados de forma que sejam de conhecimento de todos os que trabalham e frequentam o ambiente. Outros requisitos incluem a constatação da entrada e da saída dos principais processos da serventia, a presença de um planejamento estratégico baseado em indicadores de desempenho, considerando, também, se é feita a revisão desse documento a cada 12 meses junto aos colaboradores. Os demais requisitos estão disponíveis aqui.
 
As inscrições para o PQTA Digital 2020 estão abertas até o dia 31 de junho.
 
Acesse o site oficial para mais informações.

Fonte: Anoreg/BR